Banco de Imagens

desenvolvimento-software-medida

RedOcean   •   junho, 2020

Blog - Banco de Imagens

Banco de Imagens

Diariamente muito é o conteúdo visual (imagens, vídeos, infografias, gif’s, memes e, até mesmo, as capturas de ecrã feitas por nós), a que estamos expostos, seja nas redes sociais de cada um, na televisão, na rua ou em qualquer outro sítio.

As imagens são uma ótima fonte para atrair utilizadores a ver o conteúdo textual, captando a atenção das pessoas e convidando-as a descobrirem mais sobre determinado tema. Uma ferramenta fundamental nesse trabalho de seleção imagética é o banco de imagens, uma vez que na sua essência reúne um “conjunto de fotografias que têm licenças que permite o uso por outras pessoas. As licenças associadas a cada banco de imagens podem variar” (Nomadismo Digital Portugal, 2017) para fazermos a recolha das mesmas.

Muitas são as opções que existem de banco de imagens ao dispor de qualquer um, por isso apresentamos 5 bancos de imagens recheados de alternativas que vão servir qualquer ocasião:

  • Pixabay: Imagens com boa qualidade e totalmente gratuitas, sendo que a atribuição/licença não pedida. Este último facto é muito apreciado por quem procura imagens grátis.

  • Unsplash: Imagens com boa qualidade e totalmente gratuitas. A atribuição não é pedida, mas é incentivada a ser realizada sempre que possível.

  • Rawpixel: Imagens com boa qualidade, contudo apenas são permitidos 10 downloads gratuitos por dia. A única coisa pedida é que se crie uma conta de forma gratuita sem necessidade de atribuição. Esta plataforma também disponibiliza muitas imagens pagas.

  • Freepik: Imagens e fotografias com boa qualidade que são transferidas de forma completa com licença incluída através de uma pasta zipada. Para além de imagens gratuitas existem imensas imagens pagas.

  • Pexels: Imagens e vídeos com boa qualidade e todos são gratuitos. Tal como em outros, não é necessária atribuição.

Estes são alguns bancos de imagens que o podem ajudar e muito, mas não se esqueça que deve tentar ser sempre original e irreverente para o utilizador que pretende conquistar.

Já pensou alguma vez naquelas imagens que lhe ficaram na cabeça ou que até conseguiu mais interações numa publicação em que usou conteúdo visual? E o porquê da utilização de imagens, já pensou?

Pois é, parece que as imagens são mais facilmente memorizadas e processadas pelos utilizadores/consumidores. Para além disso, conseguem despertar emoções e sentimentos o que acaba por marcar mais quem vê. Quando temos uma imagem presente, esta pode ajudar as pessoas também a interpretar o conteúdo textual se o tiver e publicações com imagens acabam sempre por ter mais interação, o que é ótimo.

Uma DICA importante é que as imagens são uma mais valia para o seu SEO, no caso de estarem corretamente otimizadas.

Tendo em conta aquilo que os aspetos que abordamos, não se esqueça que as imagens o podem ajudar a criar mais interação nas suas publicações e que ao estarem otimizadas o ajuda no SEO, ou seja, só boas razões para apostar em conteúdo visual. 😊

(2020,RedOcean)