Marketing Digital em PMEs

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RedOcean   •   julho, 2020

Para as pequenas e médias empresas, a concorrência de grandes marcas pode dificultar muito a sua expansão, ofuscar a sua visibilidade e, em último caso, ser mesmo fatal. Contudo isso não é sinónimo de desistir, pelo contrário, é um incentivo a fazer mais e melhor, fortalecendo a sua comunicação e estratégia de atuação dia após dia!

Para fortalecer o crescimento das PMEs, existem ferramentas altamente preparadas para apoiar estas identidades, atribuindo-lhes a mesma hipótese de vingar no mercado, antes mesmo de as mesmas serem “aniquiladas” pelos líderes dessa área de atuação.

Toda esta jornada é um processo longo e contínuo, fruto de uma estruturada e amadurecida estratégia de marketing digital, essencial ao desenvolvimento de uma comunicação coesa e credível.

Embora, numa fase inicial, esse trabalho de eleger os pontos de atuação mais eficazes e as medidas mais eficientes seja, por si só, um grande desafio, a verdade é que são fatores essenciais à correta tomada de decisão, no que ao marketing digital diz respeito.

Não se preocupe se errar, se testar e não der certo, mantenha a calma se a primeira ação não corresponder às suas expectativas e duvide se tudo lhe for dado “de mão beijada”. São esses mesmos aspetos que ajudam a empresa a crescer, validam hipótese e atestam o seu empenho e dedicação nesta área.

Se tiver em conta fontes fidedignas onde se pode inteirar e saber mais sobre como construir uma boa e otimizada estratégia de comunicação, então as vantagem do marketing digital para a sua PME surgirão de imediato.

Vantagens para PMEs

O mundo online foi, sem sombra de dúvidas, o revolucionador da conexão estabelecida entre as empresas e o seu público. Se até então alcançar possíveis clientes parecia um processo aborrecido e maçador, onde o não era a resposta mais ouvida, agora através da presença ao nível digital, essa abordagem foi transformada e a transmissão da mensagem para angariar novos clientes reformulada. Agora, esse processo ocorre, muitas das vezes, de forma inconsciente, camuflada pelo bom marketing. Este facto vem confirmar e dar força ao que foi sempre defendido por Seth Godin:

“O melhor marketing não parece realmente marketing.”

Apostar no mercado online não é um mero gasto, é sim um bom e rentável investimento que, com a estratégia certa adaptada à sua PME, pode revolucionar o seu posicionamento no mercado.

Neste seguimento, confirme algumas das muitas vantagem do marketing digital para a sua pequena ou média empresa:

  • Proximidade criada com o público – através do marketing digital pode facilmente estreitar relacionamentos e criar laços de confiança com o seu público. Apostar em ações que estimulem a maior interação entre a sua empresa e os demais interessados nesse segmento de mercado, gera empatia, desperta curiosidade, acabando por conduzir à venda de produtos e/ou serviços. Lembro-lhe que para alimentar essa relação de proximidade deve contar a sua história, ao revés de expor de imediato a vontade de efetuar a venda. Caso isso aconteça, instala-se a dúvida e prevalece a incerteza quanto às intenções da empresa.

  • Aumento da notoriedade – este é, de longe, um dos maiores e mais ambiciosos desafios para as PMEs. O reconhecimento do público é algo constantemente cobiçado e desejado pelas empresas que, querem ficar gravadas e bem presentes na mente do consumidor. Tendo em conta que as pessoas passam cada vez mais tempo no online, para as pequenas e médias empresa torna-se fulcral a criação de website e de redes sociais (não desfazendo de muitas outras que complementam a estratégia de ação online, o Facebook, Instagram, Linkedin são o fio condutor de todo o processo digital). Esta abordagem é fundamental para que estas empresas financeiramente mais limitadas, possam ser equiparadas à concorrência e tenham espaço de manobra para alcançar mais consumidores e atingir o tão pretendido reconhecimento no mercado.

  • Maior e mais precisa segmentação – pelo facto de as PMEs serem empresas com um núcleo de atuação mais compactado e direcionado, por norma, para um determinado tipo de serviço, existe a possibilidade de segmentar de uma melhor e mais acertada forma o seu público. A boa utilização das ferramentas disponibilizadas a partir do marketing digital, podem fomentar a curiosidade do consumidor, que se enquadra nos padrões e termos inicialmente estipulados. E como posso fazer isso? É simples, por exemplo, se pretender praticar publicidade online, existem escolhas que estão à sua inteira disposição, entre elas a localização, a faixa etária pretendida, o género ou até mesmo interesses que a pessoa deva, à partida, ter para ser um futuro cliente.

  • Fidelização – a conquista de clientes através do mundo digital é uma das grandes vantagens que a internet veio acrescentar à intervenção das empresas na hora de arrecadar novos interessados no produto e/ou serviço das mesmas. Fidelizar pessoas não é tarefa fácil, porém existem alguns passos que podem ser tomados rumo a essa fidelização como, por exemplo, aquando da compra de determinado artigo ou serviço, enviar um email a parabenizar o consumidor pela compra, agradecendo pela mesma. De modo a aumentar o sucesso desta ação, ainda no mesmo email podem ser alocados descontos a utilizar em comprar futuras. Através de pequenas ações os indivíduos sentem que são compreendidos e que a sua opinião e presença tem valor para a empresa, por esta razão, é imprescindível apelar aos sentimentos do cliente.

  • Transparência em todo o processo – pode estar a fazer uma ótima comunicação, a utilizar as palavras corretas e realizar as promessas mais procuradas no mercado, mas se o que diz não corresponder com o pratica, todo o trabalho desenvolvido até então vai por “água a baixo”. Por isso, enquanto PME deve fazer-se valer desse estatuto e transmitir de forma transparente a sua missão, visão e valores. Acredite que a verdade compensa sempre e é uma característica rara muito apreciada pelo consumidor.

Como foi possível compreender ao longo deste artigo, não é necessário investir “rios de dinheiro” para ser bem sucedido no mercado online. Tudo se resume às escolhas certas, ao conteúdo certo. E, mais importante que tudo, não se esqueça de testar e validar hipóteses que elevem o seu negócio a outro patamar e o posicionem da melhor forma possível!

(2020,RedOcean)