Pinterest: A rede social dos Pins

desenvolvimento-software-medida

RedOcean   •   junho, 2020

Blog - Pinterest: a rede social

Sabe-se que o Pinterest é uma rede social no meio de tantas outras, que passa por ajudar o utilizador a ter ideias e a se inspirar naquilo aquando da procura de determinado tema ou assunto. Esta pode também ajudar empresas a aumentar a sua interação nas redes sociais e website e a aumentar as conversões (resultados).

O que é o Pinterest?

O Pinterest foi lançado no ano de 2010 e conta com cerca de 300 milhões de pessoas. Tal como foi referido, o Pinterest é uma rede social que permite aos utilizadores a partilha de fotos (designados por pins) e vídeos, porém os seus utilizadores podem ainda guardar em pastas criadas por si, dando-lhes a possibilidade de definir se quer que outros utilizadores vejam a sua pasta deixando esta pública, ou se apenas quer ser o próprio a ver o que guardou optando por deixar essa mesma pasta em modo secreto. E sabem que mais? É GRATUITA!

O Pinterest pode ser usado de forma pessoal ou por empresas e é destas que vamos falar já, pois o Pinterest pode também trazer benefícios para a sua empresa.

Pinterest para empresas

As empresas começaram a ver potencial nesta rede social e por isso começou a fazer parte da sua estratégia de marketing, pois a informação aparece quando as pessoas estão à procura de determinada informação. Este facto pode não só gerar leads, como conversões, entre outros benefícios, visto que estão a entregar ao consumidor aquilo que ele quer ver e que procura.

Para entrarem no Pinterest como empresa têm duas opções, caso já detenha conta pessoal esta deve ser transformada em conta da empresa e para isso basta ir às definições e encontra o seguinte (veja o que está dentro do círculo vermelho):

Pinterest: mudar para conta profissional

A outra opção é para o caso de ainda não estar nesta rede social, apenas tem de criar uma conta e para isso basta pesquisar pelo Pinterest e tem essa opção como pode ver na imagem presente abaixo e rodeada por um círculo vermelho:

Pinterest criar uma conta profissional

Em seguida e depois de responder a algumas questões, como em que área de negócio se insere, coloca o link do seu website e já está no Pinterest!

À semelhança de outras o Pinterest também tem uma plataforma de anúncios designada por Pinterest Ads que lhe permite criar anúncios. Para isso vamos dar-lhe 4 passos que deve ter em conta quando quer anunciar no Pinterest.

1º- Deve preparar-se – crie a conta para a sua empresa e defina o seu público-alvo.

2º – Lançamento – perceba como criar os anúncios, tendo objetivos claros e o público-alvo bem definido.

3º – Otimização – deve entender como o pode fazer para a sua campanha e como se desenvolve o processo de avaliação do desempenho da mesma.

4º – Dimensionar – tenha em atenção os objetivos da campanha e o público desta, pois assim vai conseguir alcançar os melhores resultados.

Para além destes passos e como o queremos ajudar, aqui ficam algumas dicas de conteúdo que deve ter em atenção:

Definição da estratégia: deve produzir conteúdos de boa qualidade pois deve ir ao encontro daquilo que o seu público procura e ser consistente, ou seja, deve publicar com regularidade e o Pinterest deixa-o agendar publicações com 2 semanas de antecedência.

Tópicos: pense no público que quer atingir e quais são as necessidades e/ou dores do mesmo, tenha também em mente perspetivas para o futuro estando atento às tendências do mercado, pois assim poderá planear e até se adaptar às circunstâncias. Pense em épocas festivas, como por exemplo o natal ou carnaval e antecipe-se, pois, iram procurar inspiração e ideias para essas épocas. Por fim, otimize os seus pins pois assim conseguirá redimensionar o utilizador até onde este possa encontrar mais informação (exemplo: o website), ou até mesmo onde ele possa adquirir determinado produto ou serviço.

Complete todos os campos dos Pins: Transmita sempre a informação correta ao utilizador, pois pode também levar as pessoas ao website da sua marca ou a querer saber mais.

Tendo em conta aquilo que foi abordado o Pinterest é uma ótima fonte de inspiração que lhe permite procurar/pesquisar, partilhar e guardar pins e que para além de tudo isto, ainda o pode ajudar como o seu negócio não só com a sua página da empresa, mas com a sua plataforma de anúncios.