1 de Julho, 2024
O Euro não é apenas um grande marco histórico no mundo do futebol, representa também uma oportunidade única para as marcas portuguesas se relacionarem com a audiência de forma significativa e impactante, sendo um exemplo de marketing sazonal.
O Campeonato Europeu de Futebol da UEFA, mais conhecido com Euro, não é apenas um grande marco histórico no mundo do futebol, mas também uma poderosa plataforma para os marketeers, especialmente em Portugal. Neste artigo, vamos explorar de que forma várias marcas de diferentes setores aproveitam esta oportunidade para alcançar um público mais amplo, aumentar visibilidade, criar interação e maximizar os seus objetivos.
Neste contexto, diversos fatores influenciam o mundo digital, e as redes sociais, cada vez mais, emergem como um meio de comunicação estratégico. Portanto, reunimos 4 aspectos pertinentes que destacam a importância do mundo online.
1. Alcance global e visibilidade
O Euro atrai milhões de pessoas em todo o mundo proporcionando uma audiência global. As marcas portuguesas aproveitam esta visibilidade para lançar campanhas publicitárias, descontos, ofertas, entre outras iniciativas, para aumentar a exposição e o reconhecimento da marca. Empresas como a Sagres e a Galp têm um longo historial de associação ao futebol ligando-se ao entusiamo e à união.
2. Envolvimento emocional
O futebol em Portugal desperta fortes emoções e lealdades. Desta forma, as marcas acabam por criar ligações mais profundas com os consumidores portugueses, ao destacar momentos emocionantes, histórias inspiradoras e a paixão dos adeptos. Tudo isto resulta numa união que, de certa forma, acaba por aumentar a visibilidade de uma marca.
3. Marketing Experiencial
Existem diversas oportunidades para o marketing experiencial como por exemplo: eventos que proporcionam experiências aos consumidores, fan zones para que todos possam apoiar a seleção, promoções nos estádios e ainda meet and greets com os jogadores. Todos estes fatores levam à partilha de conteúdos nas redes sociais, aumentando o alcance das marcas.
4. Colaborações e Parcerias
A colaboração está cada vez mais em alta. Parcerias estratégicas entre empresas de diversos setores e também com influencers aumentam a autenticidade das marcas, bem como a sua relevância.
O Euro 2024 representa uma oportunidade única para as marcas portuguesas se relacionarem com a audiência de forma significativa e impactante, sendo um exemplo de marketing sazonal. Através de estratégias que envolvam visibilidade global, envolvimento emocional, marketing experiencial e parcerias, é notório o aumento da visibilidade da marca e as ligações criadas pelos consumidores. O objetivo é refletir o que é ser português e demonstrar a proximidade com todos aqueles que defendem as cores do país. Desta forma, as pessoas vão sentir-se mais acolhidas pelas marcas e acompanhar o seu trabalho.
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1 de Julho, 2024
Andreia Costa