3 de Maio, 2023

SMS Marketing é uma estratégia de marketing que facilita o contacto das empresas com os clientes, e são inúmeras as vantagens inerentes.

O que é o SMS Marketing?

SMS (Short Message Service) marketing, é considerada uma estratégia de marketing eficaz e rápida que permite comunicar com potenciais clientes através de mensagens curtas, e a qualquer hora do dia, facilitando a divulgação de informações relativas a uma empresa, marca, produto, serviço, área de negócio, promoções, ofertas, ou por exemplo mensagens personalizadas.

Vantagens do uso do SMS Marketing

Esta é uma estratégia que facilita o contacto das empresas com os clientes, e são inúmeras as vantagens a ele inerente.

  • Alta efetividade, visto que o SMS tem uma taxa de abertura que pode chegar a 98%, e o tempo médio de leitura das mensagens por parte dos potenciais clientes pode chegar a ser de apenas de 90 segundos, este revela um elevado potencial enquanto canal de comunicação.
  • Bom alcance, isto porque 96,8% dos portugueses possuem telemóvel (Anacom, 2018). Para além disso não requer acesso à internet, nem custos acrescidos para o cliente.
  • Praticidade, para que sejam feitos os disparos de SMS Marketing não existe a necessidade de que este processo seja feito através de nenhum aparelho móvel, é realizado por meio de um sistema específico que permite que o envio seja feito para um grande volume de contactos, e pode ser um processo automatizado.
  • Personalização, apesar de este ser um conteúdo enviado para diversos contactos simultaneamente, a mensagem pode ser personalizada, desde o nome, cartão de cidadão, data de nascimento, ou dados de compra do potencial cliente.

Dicas e normas que garantem o sucesso das campanhas do SMS Marketing

Para garantir o sucesso desta estratégia, existem algumas normais que devemos adotar e pormenores a ter em atenção:

  • Horário de envio, além da autorização necessária para se receberem esse tipo de mensagens, ao usar SMS nas suas estratégias é importante ter em atenção o período em que estes são enviados, evitando fazê-lo fora do horário definido como indicado;
  • Identificar o remetente da mensagem, é extremamente importante mencionar a empresa que está a enviar o SMS, além de demonstrar credibilidade, aproxima também a marca do público;
  • Definir uma estratégia para o uso do SMS Marketing, pois sem isso podemos não conseguir obter os resultados pretendidos, daí ser fundamental traçar uma estratégia para o envio destas mensagens, estas podem ser combinadas com outros canais de comunicação, desde Email Marketing ou até mesmo WhatsApp.

Como é feito o envio de SMS Marketing

Para que os resultados sejam os esperados com o uso do SMS Marketing, é imprescindível contar com ferramentas adequadas, como por exemplo uma plataforma de suporte.
Através desse software é apenas necessário ter uma lista de contactos no formato CSV e um texto até 160 caracteres. A partir daqui o envio é simples, rápido, tendo como grande vantagem a possibilidade de medir resultados como a taxa de abertura, de respostas ou cliques em links.

Como foi possível perceber, desde que bem utilizado, o SMS Marketing poderá ser um poderoso canal de comunicação.

Será que está na hora de apostar no SMS Marketing?

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3 de Maio, 2023

Sílvia Pinto, Social Media Account na RedOcean

Sílvia Pinto