4 de Outubro, 2023
Uma identidade visual forte é um dos elementos-chave para construir uma marca de sucesso e é importante que esta esteja bem pensada para o uso em redes sociais, websites e outros suportes web.
Uma identidade visual forte é um dos elementos-chave para construir uma marca de sucesso e com a rápida evolução dos canais digitais, é importante que esta esteja bem pensada para o uso em redes sociais, websites e outros suportes web.
Desenvolver uma identidade visual é apenas uma de muitas partes da criação de uma marca, mas é também a parte que tem o maior impacto neste processo e é essencial para construir uma marca forte. Eis algumas razões:
- Reconhecimento da marca: Quando os clientes olham para o logótipo ou cores, devem ser capazes de reconhecer e identificar a sua marca imediatamente.
- Diferenciação: É importante destacar-se dos seus concorrentes. Uma imagem forte, corrente e bem trabalhada em todos os canais vai trazer destaque entre os demais no mesmo nicho.
- Confiança e credibilidade: Uma imagem consistente e coerente torna uma marca mais reconhecível, aumentando a confiança e credibilidade dos clientes.
- Reforço: A identidade visual é importante para reforçar e transmitir visualmente a estratégia global da sua marca.
- Ligação emocional: É muito importante cultivar emoções nos clientes. Ao escolher uma paleta de cores, tipografia e imagens que se alinham com os valores e a personalidade da marca, pode criar uma ligação emocional mais profunda com o seu público.
Uma identidade visual completa deve contemplar os seguintes tópicos:
- Paleta de cores, pensando em tons principais, secundários e neutros;
- Logótipo e respetivas variantes;
- Tipos de letra e aplicação dos mesmos;
- Imagética e estilo de fotografia;
- Embalagens (se existirem produtos físicos);
- Layouts gráficos para diferentes suportes.
Este último ponto é muito importante no atual contexto de digitalização das marcas. Com a crescente necessidade das marcas se posicionarem junto do seu público-alvo, vem a necessidade do posicionamento digital.
Para isso, é importante que as marcas tenham presente nos seus manuais de identidade conteúdo diretamente relacionado com esta temática. Também as marcas que já possuam uma imagem anterior, com largo reconhecimento no mercado devem atualizar os seus manuais de identidade e repensar a sua imagem para formatos digitais. Estas alterações não implicam uma total reformulação da imagem, mas por vezes é necessário repensar tamanhos dos logótipos, redesenhar variantes, alterar tons das cores… Também a criação de layouts digitais e conteúdo para redes sociais deve estar em concordância com as diretrizes visuais da marca.
No atual paradigma digital, ter uma imagem visual pensada diretamente para canais web é mais importante do que nunca. Uma marca bem pensada, permite explorar os mercados online a outro nível, mesmo quando a presença offline já é forte.
Investir nesta atualização é essencial para continuar a acompanhar a constante evolução dos mercados.
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4 de Outubro, 2023
Salomé Carvalho