29 de Maio, 2024

O SEO, em português “Otimização para Motores de Busca”, é um conjunto de técnicas que ajudam um Website a aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca.

Apostar numa marca visível no online passa por introduzir estratégias SEO (Search Engine Optimization). O SEO, em português “Otimização para Motores de Busca”, é um conjunto de técnicas que ajudam um Website a aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca. O objetivo do SEO é aumentar a visibilidade do website, para gerar mais tráfego e oportunidades de negócio. Para isso, são aplicadas diversas estratégias, como a escolha de palavras-chave relevantes, otimização do conteúdo, criação da estrutura entre outras.

Identificamos abaixo algumas estratégias SEO para 2024

1. Inteligência Artificial (IA) e SEO

Utilizar ferramentas de IA para análise de dados e otimização de conteúdo, criação de conteúdo que responda aos algoritmos de IA do Google, como BERT e MUM ou tarefas repetitivas de SEO, irá permitir a utilização de tempo para outras tarefas.

2. Google SGE

O Google SGE (Search Generative Experience) é uma das tendências SEO para 2024. Esta IA do Google está a ganhar cada vez mais protagonismo na SERP (Search Engine Results Page), e muda a forma de obtenção dos resultados e a maneira como são apresentados aos utilizadores. Ao invés de procurar e mostrar o conteúdo mais relevante baseado em palavras-chave (SERP), o Google SGE vai oferecer respostas personalizadas e contextualizadas às pesquisas dos utilizadores, exemplo disso são, o Llama 3 ou a IA do Bing.

3. User Experience (UX)

A experiência do utilizador é cada vez mais crucial para a estratégia de SEO. Esta experiência passa pela avaliação da velocidade de carregamento, a interatividade e a estabilidade visual de uma página. Estes fatores são mensurados pelo Core Web Vital e, ao proporcionarem uma melhor experiência ao utilizador aumentam a possibilidade de alcançar presença nos resultados de pesquisa orgânicos.

4. SEO nas redes sociais

A estratégia de SEO para as redes sociais é indireta, é feita através dos motores de busca internos das próprias plataformas. A construção de Link Building é crucial para a divulgação do website nas diversas redes sociais.

Por exemplo, no Instagram, o uso de hashtags potencializa a visibilidade da marca.

O SEO é uma estratégia muito utilizada, mas é também crucial compreender que este não é um processo único. Deve estar alinhado com a estratégia das redes sociais convergindo com a estratégia de Marketing Digital. A efemeridade do digital, requer que as marcas estejam atentas às rápidas mudanças e se adaptem constantemente a elas. Assim, a integração entre SEO, redes sociais e outras vertentes do Marketing Digital são essenciais para garantir uma presença sólida e relevante no mundo online.

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29 de Maio, 2024

Ana Colaço, Web Designer na RedOcean

Ana Colaço