24 de Maio, 2023
A fase de teste de um software é essencial para garantir a qualidade do produto, porque recorrendo a testes rigorosos, aumentamos a confiabilidade e torna o software mais estável e menos propenso a falhas.
Antes dos softwares serem lançados para o mercado, devem passar por várias fases de desenvolvimento, desde a análise económica, levantamento de requisitos, design do projeto, testes, documentação e suporte. Só após estas etapas estará pronto para o lançamento.
Todos estes estágios são importantes para o bom funcionamento de um software, sendo a fase de teste essencial para garantir a qualidade do produto, tendo como objetivo principal “Fazer com que o produto falhe, para nos revelar os defeitos contidos”, para o desenvolvimento conseguir identificar e corrigir os mesmos.
Um outro objetivo, passa por identificar, se o software foi desenvolvido corretamente e se atende aos requisitos funcionais e não funcionais, garantindo que funcione conforme o esperado e atenda à necessidade dos utilizadores. Recorrendo a testes rigorosos, aumenta a confiabilidade e torna-o mais estável e menos propenso a falhas, sendo particularmente importante em aplicações críticas, como sistemas médicos, financeiros ou de segurança, onde pequenas falhas podem ter grandes consequências.
Para além disso a identificação precoce de defeitos e erros reduz os custos de correção, pois embora os testes de software possam parecer um investimento adicional no curto prazo, detetar e corrigir problemas evita custos decorrentes de falhas em produção, como a perda de dados, interrupções de serviços e danos na reputação da empresa.
Em síntese, a verificação de softwares desempenha um papel fundamental na construção de produtos confiáveis, de alta qualidade e que atendam às necessidades dos utilizadores, contribuindo assim para a satisfação do cliente e ajudando a entregar um produto de qualidade, reduzindo também os custos.
Na RedOcean todos os produtos passam por rigorosos processos de teste, se quiser saber mais sobre alguns dos nossos projetos clique AQUI.
Links relevantes:
24 de Maio, 2023
Martina Veiga