19 de Junho, 2024
Descubra aqui o passo-a-passo para exercer o direito de oposição, se desejar que as informações dos seus posts do Facebook e Instagram, não sejam usadas para que a Meta treine o seu modelo de inteligência artificial.
O grupo Meta anunciou que, a partir de 26 de junho começará a usar informações pessoais para treinar AI, neste caso concreto, o seu mais recente modelo de inteligência artificial “Llama 3”. A empresa justifica a necessidade de uma grande quantidade de dados para este fim.
A Meta assegura que não usará conteúdos de mensagens privadas com amigos e familiares, mas sim informações publicamente disponíveis online, como publicações, fotos e legendas.
Esta decisão suscitou críticas e resultou em queixas apresentadas em 11 países por parte do grupo ativista “None of your Business”. No entanto, os utilizadores têm a possibilidade de exercer o direito de oposição relativo ao uso dos seus dados. Para tal, a Meta disponibiliza um formulário específico que pode ser preenchido por quem desejar que as informações não sejam utilizadas para estes fins.
Descubra aqui o passo-a-passo para exercer o direito de oposição
No Instagram:
- Clicar nas três barras;
- Descer até “Sobre” e clicar em “Política de privacidade”;
- Na página, aparecerá uma secção que diz “Direito de oposição”, na qual deverá clicar e, a partir daí é só preencher o formulário;
- No formulário terá de inserir o seu país de residência, o e-mail e explicar de que forma “este processo o afeta”. No final, basta clicar em “Enviar”.
Para uma explicação mais detalhada sobre como é que pode impedir a Meta de treinar AI com os seus posts, assista ao vídeo que fizemos no Instagram aqui.
No Facebook:
- Entrar na conta;
- Carregar na foto de perfil que surge no canto superior direito;
- Clicar em “Definições e privacidade”;
- Descer até à opção “Centro de privacidade”;
- Clicar em “Outras políticas e outros artigos”;
- Abrir “Como a meta utiliza informações para modelos e funcionalidades de IA generativa”;
- Dar scroll no artigo até que apareça o “Direito de Oposição”;
- Clicar, aceder ao formulário, preencher com todas as informações necessárias e enviar.
Após preencher o formulário, este será enviado para análise de acordo com a legislação pertinente em matéria de proteção de dados. Se for aceite, será aplicado de imediato. Além deste direito de oposição que o utilizador possui, a Meta declara que poderá ainda utilizar algumas informações, como no caso de o utilizador aparecer numa publicação partilhada publicamente por outra pessoa.
Para mais informações contacte-nos AQUI.
Links relevantes:
19 de Junho, 2024
Andreia Costa