9 de Agosto, 2023
A manutenção preventiva deverá ser realizada consoante a utilização que tem o equipamento, sendo aconselhado em computadores sejam eles portáteis ou fixos.
A informática assume cada vez mais um papel importante no dia a dia, navegar na internet, escrever um simples texto, fazer compras online, pagamentos, ou outros, requer alguma atenção na segurança, bem como manutenção dos equipamentos que usamos quer seja para trabalho, uso pessoal ou lazer.
Ligar, usar, desligar tornou-se parte da nossa rotina e por vezes esquecemo-nos da manutenção dos equipamentos informáticos, que acabam por dar sinais de que é necessário para manter o bom funcionamento do hardware.
Os principais sintomas acabam por ser lentidão seja ela ao iniciar o sistema, aplicações ou executar tarefas, essa lentidão poderá ser derivada da falta de limpeza do hardware, provocando assim sobreaquecimento e tornando o computador mais ruidoso, pois existe falta de refrigeração e há um aumento da rotação das ventoinhas para tentar equilibrar as temperaturas; se isso não acontecer pode mesmo levar ao encerramento brusco.
A manutenção preventiva deverá ser realizada consoante a utilização que tem o equipamento, sendo aconselhado em computadores sejam eles portáteis ou fixos, aproximadamente de seis em seis meses ou no máximo até um ano.
Ótica do utilizador
Um dos conceitos primordiais perante o utilizador informático é a segurança de hardware, rede e software nos quais os componentes principais são antivírus e anti-spyware, firewall de rede e acesso remoto (VPN).
Os cuidados que o utilizador deve ter passam por identificar e eliminar eventuais vulnerabilidades de dados ou equipamentos. O utilizador deve usar sempre senhas seguras, ligar-se sempre a redes conhecidas da sua confiança e deverá ter cuidado com arquivos, e-mails ou software suspeito.
Uma nota importante é que deverá efetuar cópia dos dados (Backups) para outros dispositivos de armazenamento seguros, de preferência frequentemente e de forma a evitar a possibilidade da sua perda.
Um backup é nesse caso uma tarefa imprescindível, podendo no caso de avaria de hardware repentina, roubo, vírus, ou outras situações, ser a única forma de recuperar os nossos dados.
Os dispositivos mais comuns através dos quais pode fazer copia de segurança são:
- Pen drive;
- Disco rígido;
- Armazenamento em cloud.
Efetuar uma cópia de segurança é sem dúvida uma forma de evitar aborrecimentos e custos a recuperar os seus dados.
Fale connosco AQUI para mais informações.
Links relevantes:
9 de Agosto, 2023
João Coutinho