3 de Janeiro, 2024

O design responsivo tornou-se uma necessidade no mundo digital, visto que os utilizadores acedem à web através de diversos dispositivos como computadores, tablets e smartphones.

Com a internet cada vez mais acessível, o design responsivo tornou-se uma necessidade no mundo digital, visto que os utilizadores acedem à web através de diversos dispositivos como computadores, tablets e smartphones.

Assim, surgiu a necessidade de desenvolver sites que se adaptem a diversos tamanhos de ecrã e que ofereçam uma excelente experiência de utilizador em qualquer dispositivo.

O que é o design responsivo?

É uma técnica de web design que visa adaptar o layout e o conteúdo de um site a diferentes dispositivos e tamanhos de ecrãs de forma eficaz. O objetivo desta técnica é oferecer uma boa experiência de utilizador, independentemente do dispositivo em que se está a visualizar o site.

O foco principal por trás do design responsivo é a criação de uma interface flexível que se ajusta e adapta automaticamente consoante o dispositivo utilizado.

Quais os benefícios de ter um design responsivo?

Alguns dos principais benefícios são:

  • Melhor experiência do utilizador: permite que os utilizadores acedam ao conteúdo de forma fácil e eficiente independentemente de estarem num computador, tablet ou smartphone, garantindo uma experiência agradável para o utilizador. Isto melhora a satisfação do utilizador e incentiva a retenção e a interação.
  • Maior alcance e acessibilidade: um site com um design responsivo é capaz de atingir um público mais amplo. Se não tiver um design responsivo para dispositivos móveis, a maioria dos utilizadores vai abandonar o site e procurar um negócio rival.
  • SEO aprimorado: o design responsivo é uma prática recomendada para SEO porque permite que o conteúdo seja indexado mais facilmente pelos motores de busca, como por exemplo o Google, estes valorizam e priorizam sites responsivos. Por exemplo, o Google classifica os sites que não sejam responsivos para dispositivos móveis em posições inferiores nas suas pesquisas. Ter um design responsivo ajuda-nos a aumentar a visibilidade e a melhorar o posicionamento do site.
  • Redução de tempo e custos: ao apostar num design responsivo é possível reduzir nos custos e tempo com o desenvolvimento, design e manutenção do site, pois não é necessário criar várias versões para diferentes dispositivos. Assim, só teremos uma única versão que se adapta automaticamente.
  • Facilidade na gestão do conteúdo: para os administradores de um site a gestão do conteúdo torna-se mais fácil e eficiente com o design responsivo, porque só atualizam e modificam o conteúdo de um único site, sem a necessidade de fazer isto várias vezes para diferentes versões, economizando tempo e evitando possíveis erros.

Práticas recomendadas no design responsivo

Para criar um design responsivo deve-se ter em conta algumas práticas importantes na elaboração do layout do site, como:

  • Eliminar o atrito: devemos pensar primeiro nos objetivos principais do utilizador e eliminar qualquer atrito desnecessário nos dispositivos móveis. Ou seja, para dispositivos móveis devemos avaliar e só deixar na interface o que é realmente necessário, à medida que se avança para a versão tablet e, posteriormente para a versão desktop, é que podemos começar a pensar em objetivos secundários e nas microinterações.
  • Design de polegares: é importante considerar este design nos dispositivos móveis para garantir que a interação seja intuitiva e acessível, porque os elementos interativos devem ser fáceis de alcançar.
  • Tipografia legível: deve-se usar tamanhos de fontes que sejam legíveis em qualquer tamanho de ecrã, por isso não devem ser usadas fontes muito pequenas. Também é importante garantir o contraste entre o texto e o fundo, para que facilite a leitura ao utilizador.
  • Imagens otimizadas: as imagens devem ser otimizadas, mas sem comprometer a qualidade visual, para que carregam rapidamente e não afetem o desempenho do site.
  • Dimensões dos botões e links: devem ser dimensionados dependendo do ecrã em que está a ser visualizado o site, para evitar toques acidentais.
  • Formulários e campos de entrada: simplificar estes elementos em dispositivos móveis facilita o preenchimento dos mesmos pelo utilizador.
  • Testes em diferentes dispositivos: antes de publicar um site é importante realizar testes em vários dispositivos e tamanhos de ecrã, para garantir que o design tem a aparência e o funcionamento que se pretende em todos os dispositivos. Só assim se consegue identificar e corrigir quaisquer problemas.

Nos dias de hoje, o design responsivo é uma técnica fundamental, pois reflete a necessidade de proporcionar uma experiência de utilizador consistente e eficaz face à diversidade de dispositivos para aceder a conteúdo online.

Esta técnica também reforça a importância da adaptabilidade, garantindo que o design não seja apenas visualmente atraente, mas, acima de tudo, que seja funcional em diferentes contextos. Ao priorizar a flexibilidade e a usabilidade, o design responsivo não é apenas uma técnica que dá resposta aos pedidos tecnológicos atuais, mas é também uma estratégia essencial para alcançar um público amplo e oferecer uma experiência de utilizador verdadeiramente enriquecedora. Se pretende criar um site que tenha design responsivo, fale connosco AQUI.

3 de Janeiro, 2024

Ana Colaço, Web Designer na RedOcean

Ana Colaço