19 de Abril, 2023

O Google lançou em 2020 o Google Analytics 4, a versão mais recente do Google Analytics, que irá substituir o Google Analytics Universal a partir de julho de 2023. Muito se tem falado sobre este tema, hoje respondemos a algumas das questões mais frequentes sobre esta mudança.

O Google lançou em 2020 o Google Analytics 4, a versão mais recente do Google Analytics, que irá substituir o Google Analytics Universal a partir de julho de 2023.
Muito se tem falado sobre este tema, hoje respondemos a algumas das questões mais frequentes sobre esta mudança:

O que é o GA4?

GA4 é a abreviação de Google Analytics 4, que apresenta diversas melhorias nos relatórios e na recolha de dados, com um grande foco na privacidade dos utilizadores e na análise multiplataforma.
Uma das grandes novidades é o fim dos cookies de terceiros nos navegadores, entre outras que iremos explorar neste artigo.

Por que migrar do UA para o GA4?

A partir de 1 de julho de 2023, todas as propriedades do Google Analytics vão ter de utilizar o GA4 obrigatoriamente, contas pagas do Google Analytics 360 até 1 de outubro de 2023.
Mas, não deve olhar para esta mudança apenas como uma obrigação, mas sim como uma forma de adaptar a empresa às exigências da privacidade dos dados e ainda obter dados e relatórios mais avançados.

Google Analytics 4 VS Google UA

Quais são as principais mudanças da nova versão?

  • Privacidade dos dados:

Esta nova versão não depende de cookies para recolha de dados e não armazena endereços IP, garantindo assim a privacidade dos utilizadores. Oferece ainda recursos para as empresas cumprirem as leis do Regulamento Geral de Proteção de Dados, facilitando a obtenção de consentimento, assim que acedem ao site, e ainda retirar informações pessoais do banco de dados, quando solicitado.

  • Análise multiplataforma:

A ferramenta permite uma visão completa de toda a jornada do cliente, nos mais diversos canais, visto que integra os dados de sites e aplicações.

  • Integração com Google Ads:

Os dados do Google Ads são integrados com o GA4 permitindo a otimização da performance das campanhas, facilitando a gestão do tráfego e das conversões, e ainda mapear o caminho que os utilizadores percorrem, em que pontos abandonam o funil de conversão, entre outras análises.

  • Machine Learning:

Com recurso à inteligência artificial, o GA4 utiliza a modelagem de dados, enriquecendo automaticamente os dados, trazendo a experiência de aprendizagem do Google para os dados, ajudando a prever o comportamento futuro dos utilizadores. Estas métricas preditivas permitem ainda criar públicos no Google Ads.

Estas são as novidades desta nova versão e como é possível verificar estas mudanças terão um impacto muito positivo no processo de tomada de decisões e consequentemente nos resultados de Marketing Digital.

O ideal é fazer a migração da versão atual para o Google Analytics 4 o quanto antes. É importante ressaltar que só é necessário fazer a migração se a sua conta tiver sido criada antes de 14 de outubro de 2020, se criada depois dessa data, já está a utilizar o GA4, não sendo necessária nenhuma alteração.

Na RedOcean podemos ajudar no processo de migração, fale connosco AQUI.

19 de Abril, 2023

Andreia Costa, Digital Marketeer na RedOcean

Andreia Costa