31 de Outubro, 2023
Atualmente já não se pode generalizar e afirmar que as pessoas leem da esquerda para a direita, linha por linha e de cima para baixo quando se fala de leitura online. Quando se consulta um website deixou-se de fazer esta leitura e passou-se a procurar frases e palavras-chave que chamem à atenção.
Quando as empresas planeiam a sua estratégia digital, é fundamental terem presente a escrita de conteúdo para um website e perceber quais são as técnicas de copywriting.
Atualmente já não se pode generalizar e afirmar que as pessoas leem da esquerda para a direita, linha por linha e de cima para baixo quando se fala de leitura online. Por exemplo, quando se consulta um website deixou-se de fazer esta leitura e passou-se a procurar frases e palavras-chave que chamem à atenção e que solucionem os problemas e necessidades.
Normalmente, como utilizadores de um website queremos encontrar a resposta para uma pergunta e não queremos ler mais do que o necessário.
O que é o copywriting para websites?
O Copywriting para websites é o processo de escrever conteúdos digitais para todas as páginas de um website, como por exemplo, páginas de serviços, artigos, produtos, entre outras.
Como estruturar o copywriting de websites?
Para criar um copywriting cativante é preciso começar por estruturar o website e, posteriormente, planear o que abordar no copywriting para cada página do mesmo.
Por norma, os websites focam-se em 3 tipos de páginas:
- Página Inicial: é a primeira página que os utilizadores veem quando acedem ao website, precisa de ser atrativa e informativa, devendo incluir conteúdos como:
- Missão e valores da empresa;
- Parcerias;
- Breve resumo sobre a empresa;
- Testemunhos;
- Call-to-action;
- Forma de agendar serviços ou entrar em contacto com a empresa.
- Páginas Comerciais: ajudam a converter clientes e mostram-lhes porque devem escolher a empresa em questão em vez de outra. Um exemplo de página comercial são as páginas de comparação de planos. Alguns elementos importantes para estas páginas são:
- Títulos atrativos;
- Benefícios e características dos serviços;
- Testemunhos/Avaliações de clientes;
- Formulários de contacto.
- Páginas de Conteúdo: são páginas informativas que mostram o conhecimento e a experiência da empresa no setor onde atua, como por exemplo uma página de artigos. Nestas páginas devemos ter elementos como:
- Títulos claros;
- Imagens, gráficos e/ou dados;
- Conteúdo informativo e educacional;
- Links para fontes externas;
- Links internos, para outras páginas do website;
- Links para partilhar nas redes sociais.
Técnicas para ter um bom copywriting e melhorar um website
Após o planeamento da estrutura do website e dos elementos que devem constar em cada página, o foco é criar o conteúdo para o mesmo. Para um bom copywriting deve-se ter presente as seguintes técnicas:
- Ter objetivos claros: Antes da escrita de qualquer texto é essencial definir objetivos, para que não se divague e para que que não se crie um texto difícil de ler onde não é transmitida a mensagem pretendida.
- Ser conciso e sucinto: Deve-se levar o utilizador logo ao ponto principal do que queremos transmitir, sem usar muitas palavras.
- Ser legível: Não é necessário texto complexo para que o website seja confiável, porque o público-alvo pode não estar familiarizado com alguma da linguagem usada no setor. Assim, optar por uma linguagem simples é o ideal e torna mais fácil manter a atenção do utilizador.
- Usar voz ativa: Também é uma técnica que ajuda a manter a atenção do utilizador, porque torna o texto mais envolvente. Além disso, também ajuda a tornar o texto mais claro e conciso.
- Conhecer o público-alvo: O copywriting deve ser elaborado com o foco nas necessidades e interesses do público-alvo. Por exemplo, em vez do foco ser no sucesso dos serviços oferecidos, deve-se destacar como é que os serviços da empresa podem ajudar diretamente o utilizador.
- Integrar palavras-chave SEO: As palavras-chave SEO são palavras pelas quais o utilizador pode pesquisar os serviços oferecidos. Se incorporarmos este tipo de palavras no copywriting do website, pode ajudar a ter uma classificação mais elevada nas páginas do mecanismo de pesquisa do Google e, consequentemente, atrair mais utilizadores a visitar o website.
- Usar muitos títulos: Os títulos resumem os parágrafos e permitem que o utilizador perceba logo se aquela secção do website lhe interessa ou não, poupando tempo ao utilizador.
- Usar frases curtas e parágrafos: Se for criado um texto longo e volumoso, provavelmente o utilizador vai deixar de estar atento. Os parágrafos não devem ter mais do que quatro a cinco frases curtas, para tornar as informações mais fáceis de serem compreendidas pelo utilizador.
- Usar listas: Facilita a legibilidade e permite que os utilizadores interiorizem facilmente as informações.
- Mostrar logo informações importantes: Deve-se começar logo por escrever o conteúdo que é mais importante numa página e só depois fornecer detalhes. Assim, o utilizador pode parar de ler a qualquer momento, mas ficou a conhecer o ponto principal daquela página.
- Destacar texto: Permite que o utilizador encontre rapidamente as palavras ou frases principais num parágrafo. Pode-se fazer, por exemplo, através de negrito ou sublinhado. No entanto, esta técnica tem de ser usada com moderação, porque pode tornar-se uma distração e não ter a utilidade pretendida.
- Acompanhar o desempenho do copywriting: Por último, devem ser utilizados indicadores de desempenho para medir o envolvimento e o impacto que o copywriting criado tem nos utilizadores. Desta forma, é possível perceber quais as técnicas que funcionam melhor para determinado público-alvo. Em função disso, podem ser feitas melhorias e alterações ao conteúdo do website para que atraiam mais clientes e aumentem as vendas.
Na RedOcean disponibilizamos serviços de copywriting para websites. Se pretende criar conteúdo com facilidade, eficiência e que corresponda às necessidades e interesses do seu público-alvo, fale connosco AQUI. Nós podemos ajudar!
Links relevantes:
31 de Outubro, 2023
Ana Colaço